quarta-feira, 27 de abril de 2016

ILU_G1 Still Life em Preto & Branco


Adote um Moleskine!
Still Life em preto & branco
Luz de Janela
Iluminação / ULBRA  
Fotografia  
Prof. Fernando Pires 
2016 / 1

ILU_G1 Propriedades físico-ópticas da luz

Transmissão 

A transmissão acontece quando a luz atravessa uma superfície ou objeto. Tem três tipos de transmissão: direta, difusa ou seletiva.

Transmissão direta: acontece quando a luz atravessa um objeto e não se produzem câmbios na direção ou qualidade dessa luz. Por exemplo, no vidro ou no ar.

Transmissão difusa: se produz quando a luz passa através de um objeto transparente ou semitransparente com textura. Por exemplo, um vidro esmerilado. A luz, em vez de ir em uma direção só, é desviada em muitas direções. A luz que é transmitida de maneira difusa vai ser mais suave, vai ter menos contraste, vai ser menos intensa, vai gerar sombras mais claras e uma transição mais suave entre luz e sombra do que a luz direta.

Transmissão seletiva: é produzida quando a luz atravessa um objeto colorido. Parte da luz vai ser absorvida e parte vai ser transmitida por esse objeto. Um exemplo: os filtros ou gelatinas. Os filtros coloridos vão deixar passar sua cor (um filtro azul deixa passar luz azul) e vão absorver as outras cores. Um filtro azul deixa passar as longitudes de onda azuis e absorve as longitudes de onda vermelhas e verdes.

Reflexão

A reflexão acontece quando a luz chega a um objeto e rebota ou reflete, em parte ou totalmente, esse objeto. A luz pode ser refletida de maneira especular (direta) ou difusa.

Reflexão especular (direta): é produzida quando a luz reflete de uma superfície lisa, por exemplo, um espelho. A luz vai refletir no mesmo ângulo no qual incide/chega a essa superfície. Uma reflexão direta vai produzir uma luz mais intensa, maior contraste e sombras mais escuras e bem definidas.

Reflexão difusa: é produzida quando a luz chega a uma superfície ou objeto que tem textura. Uma reflexão difusa vai produzir uma luz mais suave do que uma reflexão direta. Também vai gerar menos contraste na cena, sombras mais claras e uma transição mais suave entre luzes e sombras.

Absorção

Quando a luz chega a uma superfície ou objeto, ele pode absorver toda ou parte dessa luz. Na gráfica abaixo vemos que a calça vermelha absorve o verde e o azul e reflete a cor vermelha, por isso vemos o objeto vermelho.  Já a calça preta absorve toda a luz e a calça branca reflete toda a luz. A luz que é absorvida se transforma em calor. 


Refração

A refração é o fenômeno que ocorre com a luz quando ela passar de um meio homogêneo e transparente para outro meio também homogêneo e transparente, porém diferente do primeiro. Nessa mudança de meio, podem ocorrer mudanças na velocidade de propagação e na direção de propagação.

Difração

Denomina-se difração o desvio sofrido pala luz ao passar por um obstáculo, tal como as bordas de uma fenda em um anteparo. Pode-se ver a difração da luz olhando-se para uma fonte luminosa distante, tal como um anúncio de néon através da fenda formada entre dois dedos, ou observando a luz que escoa pelo tecido de um guarda-chuva.

Polarização

Polarização de ondas é o fenômeno no qual uma onda transversal, vibrando em várias direções, tem uma de suas direções de vibração selecionada, enquanto as vibrações nas demais direções são impedidas de passar por um dispositivo, denominado polarizador. A polarização é um fenômeno exclusivo das ondas transversais, não podendo ocorrer com as ondas longitudinais. Assim, as ondas luminosas, que são transversais, podem ser polarizadas, ao contrário das ondas sonoras, que não se polarizam, por serem longitudinais.


Referências:
http://www.portalcursos.com/FotografiaIII/curso/Lecc-8.htm
http://brasilescola.uol.com.br/fisica/a-refracao-luz.htm
http://brasilescola.uol.com.br/fisica/polarizacao-ondas.htm
http://www.infoescola.com/fisica/difracao/

terça-feira, 26 de abril de 2016

ILU_G1 Fotografia de Modelo



Iluminação Ambiente com rebatedor preto
Modelo: Hanna Spolavori
Iluminação / ULBRA  
Fotografia  
Prof. Fernando Pires 
2016 / 1




Iluminação estilo Janela
Modelo: Hanna Spolavori
Iluminação / ULBRA  
Fotografia  
Prof. Fernando Pires 
2016 / 1





Contraluz
Modelo: Hanna Spolavori
Iluminação / ULBRA  
Fotografia  
Prof. Fernando Pires 
2016 / 1




Contraluz Horizontal com rebatedor branco
Modelo: Hanna Spolavori
Iluminação / ULBRA  
Fotografia  
Prof. Fernando Pires 
2016 / 1

ILU_G1 Fotografia de Produto



Fotografia de Produto para campanhas de varejo
Iluminação / ULBRA  
Fotografia  
Prof. Fernando Pires 
2016 / 1

segunda-feira, 25 de abril de 2016

ILU_G1 Objetos Translúcidos


Objetos Translúcidos
Iluminação / ULBRA  
Fotografia  
Prof. Fernando Pires 
2016 / 1


Objetos Translúcidos
Iluminação / ULBRA  
Fotografia  
Prof. Fernando Pires 
2016 / 1

ILU_G1 Still Life Café


Still Life de café com luz contínua  
Iluminação / ULBRA  
Fotografia  
Prof. Fernando Pires 
2016 / 1

quarta-feira, 20 de abril de 2016

ILU_G1 Luz, Cartão Cinza, Cartão Cor

Luz 

 A luz é uma onda eletromagnética, cujo comprimento de onda se inclui num determinado intervalo dentro do qual o olho humano é a ela sensível. Existem três grandezas físicas básicas da luz que podem ser representadas por: intensidade, frequência e polarização. No caso específico da luz, a intensidade se identifica com o brilho e a frequência com a cor.

Cartão Cinza


O cartão cinza é um objeto na cor cinza que reflete as cores do espectro luminoso de modo plano. As referencias de porcentagem são as medidas matemáticas de quanto há da cor preta e da cor branca. O cartão cinza é usado na fotografia para determinar o valos de exposição correto do que será fotografado. A medição de exposição pela luz refletida pelo cartão cinza produz leitura similar à da luz incidente em que a exposição não é influenciada nem pelo reflexo de objetos brilhantes, nem pelo formato de objetos iluminados e nem das sombras presentes.

  Cartão cor


O cartão cor possui 24 quadrados coloridos, serve para calibrar o balanço de cores de câmeras fotográficas, scanners, impressoras, monitores e emulsões de filmes. O objetivo final é reproduzir as cores com fidelidade e sem desvios. Uma das características fundamentais deste cartão é que ele reflete as cores sempre da mesma forma em qualquer parte do espectro luminoso. Seja em estúdio com flash ou luz contínua, seja ao ar livre em qualquer horário do dia, as cores refletidas serão sempre as mesmas.

Referências:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Luz
https://pt.wikipedia.org/wiki/Cart%C3%A3o_cinza
http://fotodicasbrasil.com.br/glossario/http://betahoffmannfotos.blogspot.com.br/2010/12/cartao-cinza-e-um-cartao-de-papel-ou.html

ILU_G1 CECIL BEATON VictoriaPomina